Programa Jornal na Sala de Aula estimula uso do jornal impresso nas escolas

28 de setembro de 2017, postado em Atividades Pedagogicas,Notícias por Cleyton Queiroz

Com o intuito de educar os alunos com realidade social como fundamento, estimular a preservação do ambiente e somar conhecimento aos ensinamentos passados pelos professores através do jornal impresso, o Programa Jornal na Sala de Aula esteve mais uma vez proporcionando treinamento a 20 educadores na manhã do primeiro sábado (2) do mês de setembro. Os docentes são de duas escolas do município de Quixeré, a 218 km de Fortaleza. A prática aconteceu no Ecopoint Parque Ambiental, localizado no Bairro Jóquei Clube.

O Programa é voltado para o incentivo à leitura dos alunos e tem como ferramenta o conteúdo do jornal Diário do Nordeste. Dessa forma, os professores passam por um treinamento, no qual são orientados com a temática de utilização dos meios de comunicação em sala de aula. A capacitação tem a duração de 40h, divididos em três dias.

Treinamento

O Ecopoint Parque Ambiental é uma área verde, com uma extensa variedade de plantas e animais, e foi escolhido pelo projeto Jornal na Sala de Aula para auxiliar na discussão sobre a consciência ambiental. Cleyton Queiroz, coordenador do projeto e ministrante das aulas, destaca a importância de trabalhar com essa questão. ” O jornal tem uma validade muito curta. Após passado o dia, ele praticamente vira lixo se não tiver uma canalização de para onde vai após a utilização. E é isso que o projeto faz também, orientamos os professores a trabalhar o jornal com o meio ambiente e uma das possibilidades para que isso aconteça é reciclar o jornal. Realizamos oficinas de reciclagem e reaproveitamento do jornal de várias formas, inclusive artesanato.”

Jornal como ferramenta interdisciplinar para a sala de aula

O objetivo do projeto é que, com a capacitação, os professores vejam o veículo de comunicação como um instrumento a ser usado em qualquer disciplina, aplicando a metodologia aos alunos. Para isso, os educadores são apresentados ao jornal, discutindo o que é uma matéria de capa, artigo de opinião, reportagem, entre outros aspectos. Depois, eles são apresentados às outras plataformas, como o jornal digital, o vídeo e a televisão.

Para Ednilza Morais, diretora da escola Francisca Laura de Jesus, o projeto somou muito ao conhecimento dos alunos. “Quado fomos premiados com esse projeto, isso veio somar com o nosso trabalho. Trabalhamos muito os cadernos, a leitura, os gráficos, então é um trabalho interdisciplinar. Também fizemos oficinas de reciclagem com o jornal, trabalhamos com os professores e os alunos, além de confeccionarmos um pequeno jornal também. Todos os professores relatam que isso enriquece o nosso ensino”, conta.

O Programa 

O Jornal na Sala de Aula já existe há 20 anos e é um projeto sem fins lucrativos do jornal Diário do Nordeste. Mais de 300 mil professores já foram beneficiados pelo programa em 80 municípios. Atualmente, o programa beneficia 11 municípios do Ceará, entre eles Guaramiranga, Maracanaú e Quixeré. Só este ano, mais de 100 treinamentos foram realizados.

IMG_1501

Fortaleza, 2 de setembro. Projeto Jornal na Sala de Aula no Eco Point.

Fortaleza, 2 de setembro. Projeto Jornal na Sala de Aula no Eco Point.

Fortaleza, 2 de setembro. Projeto Jornal na Sala de Aula no Eco Point.

Fortaleza, 2 de setembro. Projeto Jornal na Sala de Aula no Eco Point.

Fortaleza, 2 de setembro. Projeto Jornal na Sala de Aula no Eco Point.

Fortaleza, 2 de setembro. Projeto Jornal na Sala de Aula no Eco Point.

Fortaleza, 2 de setembro. Projeto Jornal na Sala de Aula no Eco Point.

Fortaleza, 2 de setembro. Projeto Jornal na Sala de Aula no Eco Point.

Fortaleza, 2 de setembro. Projeto Jornal na Sala de Aula no Eco Point.

Fortaleza, 2 de setembro. Projeto Jornal na Sala de Aula no Eco Point.

Programa Jornal na Sala de Aula estimula uso do jornal impresso nas escolas 0 comentários

.

Comente

 
 
 

Outras Noticias

Jornal na Sala de Aula atinge a marca de 200 treinamentos realizados em 2017

21 de novembro de 2017, postado em Notícias por Cleyton Queiroz

O Programa Jornal na Sala de Aula, atingiu nesta segunda-feira (20) a marca de 200 treinamentos realizados em 2017, mais de 350 foram o número de educadores e educadoras beneficiados. Ter uma equipe qualificada, bem preparada para enfrentar os desafios em sala de aula é fundamental para melhorar a relação de ensino-aprendizado. O treinamento do Jornal […]

Instituto de Educação Portal – IEP realizará no próximo dia 22 (quarta-feira) a Mostra de Trabalho Cultural

21 de novembro de 2017, postado em Notícias por Cleyton Queiroz

O Instituto de Educação Portal – IEP é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, sem fins lucrativos que tem como objetivo fomentar a inclusão econômica, social e cultural, através de um programa continuado de educação e formação profissional. Atendemos mais de dois mil jovens por ano, oferecendo cursos de formação profissional […]

7 Ferramentas digitais que ajudam na alfabetização

08 de novembro de 2017, postado em Atividades Pedagogicas,Notícias por Cleyton Queiroz

Opções que trazem interação, personalização do ensino, liberdade para o desenvolvimento de criações e produções Por: Débora Garofalo O período da alfabetização é marcado pela descoberta e por muita novidade aos pequenos. Nesse período, somar recursos digitais ajuda a tornar o ambiente lúdico, interativo, envolvente. Compartilho com você, algumas ferramentas interativas que utilizo com os […]

Primeiro dia do Enem tem 273 desclassificados e abstenção de 30,2%

07 de novembro de 2017, postado em Notícias por Cleyton Queiroz

Balanço foi apresentado pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, após o término do exame O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 teve 273 participantes eliminados, de acordo com informações divulgadas pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, em coletiva de imprensa neste domingo (5). Em 2016, foram registradas 3.942 eliminações […]

Mais Notícias