Primeiro dia do Enem tem 273 desclassificados e abstenção de 30,2%

07 de novembro de 2017, postado em Notícias por Cleyton Queiroz

Balanço foi apresentado pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, após o término do exame

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 teve 273 participantes eliminados, de acordo com informações divulgadas pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, em coletiva de imprensa neste domingo (5). Em 2016, foram registradas 3.942 eliminações no primeiro dia, e outras 4.780 no segundo dia.

Conforme o ministro, do total de eliminados, 264 descumpriram as regras gerais do edital. Outros nove se negaram a passar pelo detector de metal, uma das estratégias de segurança adotada no exame a partir deste ano.

Não foi identificado nenhum caso de candidato usando ponto eletrônico, apenas uma pessoa que usava um fone de ouvido, que foi desclassificada.

“A própria divulgação de que estamos utilizando equipamentos que identificam o uso de transmissores deve ter inibido os malfeitores que tentam ir no caminho dessa fraude”, afirmou o ministro Mendonça Filho. Neste ano, pela primeira vez foram utilizados detectores de ponto eletrônico.

O Inep também identificou dois casos de pessoas que saíram do local da prova antes do horário e também foram eliminadas. Um candidato foi identificado com um cigarro de maconha no bolso, mas pôde concluir a prova.

Duas turmas não conseguiram concluir a prova por falta de energia, uma em Tersina (PI) e outra em Uruaçu (GO). Esses alunos terão refazer a prova em dezembro e, segundo o Inep, não serão prejudicados.

Abstenções

Do total de 6.731.344 inscritos confirmados no dia da prova,  2.033.590 se ausentaram nesse primeiro dia, o que equivale a 30,2% dos candidatos. Segundo a diretora de Gestão e Planejamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), esse percentual ficou dentro da média dos últimos anos. No entanto, a abstenção reforça a importância das novas regras de isenção e justificativas de ausência lançadas este ano.

Nesta edição do exame, o participante isento do pagamento da taxa de inscrição do Enem 2017 que não compareceu às provas e não justificar essa ausência do sistema de inscrição do Enem 2018, por meio de documento legal, perderá o direito a nova isenção.

A exceção são os concluintes do Ensino Médio na rede pública, que são automaticamente isentos, conforme Portaria Ministerial nº 468, de 3 de abril de 2017; e do Edital nº 13, de 7 de abril de 2017.

No ano passado, o prejuízo aos cofres públicos com a ausência de participantes foi superior a R$ 226 milhões. Uma média de 50% dos participantes que solicitaram a isenção em 2016 não compareceu.

Na avaliação do ministro, o modelo do Enem aplicado em dois domingos se mostrou bastante interessante, com grande aceitação dos participantes. “Temos uma clara percepção de satisfação com a divisão do Enem em dois domingos por parte dos candidatos espalhados pelo Brasil como um todo. E a gente continua acompanhando e assegurando que a segunda etapa no dia 12 vai ocorrer dentro da mesma normalidade e tranquilidade”, disse o ministro da Educação.

Ainda conforme Mendonça Filho, o clima foi de normalidade em praticamente todo o País. “Foram poucos casos e situações que exigiram uma atenção operacional a mais por parte dos consórcios e de todo o Ministério da Educação, que está mobilizado, via Inep, para a aplicação do Enem 2017. Isso se traduz em mais tranquilidade para os estudantes que estão se submetendo ao exame”, destacou.

Avaliação

Um dos destaques do primeiro dia de exames foi o tema da redação do Enem 2017, que surpreendeu especialistas, professores e alunos.

“Foi uma surpresa boa”, disse a socióloga Marta Gil, cuja trajetória acadêmica está ligada às pessoas com deficiências visuais. “Não é um tema muito discutido, mas acho que agora os próprios estudantes vão procurar se informar. O assunto virá mais à superfície”.

Já a professora de Literatura e Redação do Objetivo, Luci Rocha, avalia que muitas escolas abordaram a inclusão social como possível tema para o Enem, mas acha que nenhuma fixou o deficiente auditivo de forma específica.

“Aparentemente é um assunto limitado, mas o aluno que estava preparado para falar de como incluir por meio da educação já foi com a proposta de intervenção pronta e tinha como desenvolver”, analisou a docente.

Na avaliação do professor de Geografia, Fábio Rodrigues, a prova foi bem elaborada, com temas clássicos da área no Ensino Médio. “Foi uma prova bastante coerente com a proposta do Ensino Médio, tanto no que diz respeito aos temas escolhidos, como  também quanto ao nível intermediário de dificuldade”, afirmou.

Quem também ficou satisfeita com a primeira edição do exame foi a docente Débora Yumi Motooka, que leciona História no Objetivo. “Prova excelente, com questões interdisciplinares de Literatura, História e Artes bem elaboradas, questões de História do Brasil objetivas e sem enunciados barrocos que confundem o candidato”, comentou.

Primeiro dia

Neste domingo (5) foi o primeiro dia do Enem, com provas de redação, linguagens (língua portuguesa e língua estrangeira) e ciências humanas (geografia, história, filosofia, sociologia e conhecimentos gerais). O segundo dia de provas será em 12 de novembro, com questões de matemática e ciências da natureza.

Este é o primeiro ano que o Enem é realizado em dois domingos consecutivos. Até o ano passado, as provas eram realizadas em um único fim de semana – sábado e domingo.

Primeiro dia do Enem tem 273 desclassificados e abstenção de 30,2% 0 comentários

.

Comente

 
 
 

Outras Noticias

A Historical Summary Of Argentine Women

20 de abril de 2021, postado em Sem categoria por Adriana

Argentina Brides – centered on the truth that love is unquestionably not on a an surroundings that’s particular it is difficult to not ever perceive simply why plenty of guys ‘re going online for Argentinian ladies. Talking about the fantastic thing about Argentina singles, a man can’t however indicators with lust. These are gorgeous girls […]

The Basic Principles of Israeli Women That One May Take Advantage Of Beginning Today

20 de abril de 2021, postado em Sem categoria por Adriana

There’s numerous males whom use web courting as it’s a helpful and means that is efficient discover love. In 2016, the number of women aged over 15 years old and dwelling in Israel was greater than three.2 million. 12.5% of them had been older than 65. Since 2004, the typical age for Israeli girls for […]

Custom Term Papers

20 de abril de 2021, postado em Sem categoria por Adriana

There’s absolutely no question that habit term papers are a great way to make sure all your papers receive the right amount of attention. If you want people to read your paper and pay attention to it, this is the best means to do it. You might want to spend the time to select out […]

Best VPN For Every Device

19 de abril de 2021, postado em Sem categoria por Adriana

In order to find the best VPN service agency, you need to check the internet carefully. There are many companies offering various Internet offerings. If you plan to work with the Internet daily, or program for making your business over the internet, you should definitely look at a VPN. A VPN offers a way to […]

Mais Notícias