PAIXÃO SENSORIAL

22 de fevereiro de 2017, postado em Notícias por Cleyton Queiroz

INCLUSÃO SOCIAL


Para o torcedor comum assistir a uma partida de futebol é um lazer cotidiano, com uma frequência praticamente semanal. Mas para crianças especiais, acompanhar uma partida de seu time do coração, comparecendo ao estádio pela primeira vez é uma experiência inesquecível. E quatro torcedores mirins do Fortaleza com deficiência visual, tiveram a oportunidade de acompanhar a partida (19/02) do clube  no Castelão, vencida pelo Leão por 3 a 0 contra o Uniclic.

A ação foi em parceria do clube com o Instituto dos Cegos do Ceará, e alunos do MBA em Gestão Empresarial da Pós-Unifor que desenvolveram o projeto de acessibilidade “Olhos que enxergam com o coração”.

Eles tiveram a oportunidade de sentir a magia de um estádio como o Castelão, conhecendo o gramado, vestiário e entrar em campo com o time, tudo vestido com camisas personalizadas do Leão, com o nome deles escritos em braile.

“Existe um grande número de pessoas que tem todo tipo de deficiência e não tem acesso a uma experiência dessa. É uma obrigação nossa, dentro de um projeto social de trazer as pessoas para a sociedade e para o futebol. E o Fortaleza, como clube da garotada, sente muito orgulho em receber estes torcedores tão especiais”, declarou o presidente do Leão, Jorge Mota.

E a cada passo dos garotos – acompanhados por pais e responsáveis – cada toque, sons, eles conheciam um mundo diferente: tocando o gramado, o banco de reservas, a linha divisória do campo, as redes das traves e claro, chutando a bola para marcar seus gols, em expressões emocionantes a cada descoberta. Em uma das cenas mais emocionantes, foi quando um dos garotos, acompanhado e orientado pela mãe, fez questão de subir os degraus da arquibancada, se apoiando nos corrimões com sua bengalinha.

Mas o segundo momento da experiência reservava uma emoção ímpar: os garotos puderam acompanhar a partida na arquibancada e ouvindo uma narração audiodescritiva, com aparelhos especiais de rádio frequência, semelhantes aos usados para tradução simultânea.

EXEMPLO

Para o professor de educação física da Unifor, Vicente Cristino, que acompanhou de perto um dos garotos na caminhada pelo gramado, a experiência vivida por eles é inesquecível.

“A única deficiência que estes garotos têm é a cegueira. Mas eles podem torcer e vibrar com seu clube de coração como qualquer outra pessoa. É só você fechar os seus olhos e sentir. Eles estão entrando pela primeira vez no estádio e jamais eles esquecerão este momento. E podemos abrir para todas as pessoas com deficiência esta inclusão. A experiência delas em um dia como este é para o resto da vida.

VLADIMIR MARQUES

Repórter

Fonte: Diário do Nordeste / Caderno Jorgada.

 

IMG-20170220-WA0016 - Cópia  IMG-20170220-WA0018 - Cópia IMG-20170220-WA0014 IMG-20170220-WA0015 IMG-20170220-WA0017

PAIXÃO SENSORIAL 0 comentários

.

Comente

 
 
 

Outras Noticias

PJSA leva alunos de Ocara ao cinema

03 de maio de 2017, postado em Notícias por Cleyton Queiroz

No fim da tarde do dia 25/04, 50 alunos das escolas municipais de Ocara, município da Zona Norte do Estado, distante cerca de 101 quilômetros de Fortaleza, assistiram ao filme ” A Bela e a Fera”, no Shopping Via Sul em Fortaleza. O evento faz parte do Projeto Jornal na Sala de Aula, do Diário […]

Jornal na Sala de Aula e Diário do Nordeste estarão presentes na Bett Educar 2017

03 de maio de 2017, postado em Notícias por Cleyton Queiroz

Bett Brasil 2017 Inovação – Novos Horizontes para a Educação A Bett Educar 2017, maior evento de educação, inovação e tecnologia realizado no Brasil, acontecerá de 10 a 13 de maio, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center (antigo Imigrantes Expo), na capital paulista. A Bett Brasil é um evento inspirado na Bett Show […]

Sala de Aula: Espaço de Ação e Reflexão – Será um dos temas abordados pelo SAS na Bett Educar 2017

03 de maio de 2017, postado em Notícias por Cleyton Queiroz

SAS participa da maior feira de educação da América Latina A feira Bett Brasil Educar 2017 contará com apresentação de ferramentas tecnológicas voltadas à educação, além de palestras e debates ministrados pelo SAS   De 10 a 13 de maio, o SAS – plataforma de educação que desenvolve soluções de ensino para mais de 620 […]

BRASIL PASSA A FAZER PARTE DO COMITÊ DE JOVENS LEITORES DA ASSOCIAÇÃO MUDIAL DE JORNAIS

23 de março de 2017, postado em Notícias por Cleyton Queiroz

Programa Jornal e Educação da ANJ passa a fazer parte do Comitê de Jovens Leitores da Associação Mundial de Jornais, que trata, entre outros temas, da relação jornal e educação e de como atrair jovens leitores para os jornais. Pela primeira vez o Brasil, representado pelo Programa Jornal e Educação (PJE), passa a fazer parte […]

Mais Notícias