O USO DO JORNAL NA SALA DE AULA

13 de fevereiro de 2017, postado em Atividades Pedagogicas,Notícias por Cleyton Queiroz

O uso do jornal em sala de aula indica um novo contorno do pensar e agir por meio da leitura e manipulação do jornal na escola, com resultados admiravelmente positivos. Permite, principalmente para novos leitores, a chance de acesso ao recurso jornal, como um estímulo ao prazer de ler, vincula a realidade social e a natural concepção de alternativas para demonstração de atitudes cidadãs, por parte dos leitores, diante das informações por ele veiculadas. Consiste em promover, nas salas de aula, a leitura com mais prazer, com o manuseio de jornais do dia ou de dias anteriores.

A ideia de utilizar o jornal como um instrumento pedagógico e levá-lo para dentro da sala de aula transforma-o em uma ferramenta prática para a motivação do ensino. O estudo e a leitura do jornal dentro de um contexto pedagógico do conteúdo, em alguns casos, é muito mais bem sucedido do que o simples uso do livro didático. Esse instrumento pedagógico forma um conjunto de cidadãos mais informados e participantes.
A ferramenta pedagógica, que se utiliza com o uso do jornal em sala de aula, prioriza o desenvolvimento acadêmico pela informação e tem como objetivo originar uma leitura mais crítica, assim como, esclarecer ao aluno a realidade dos problemas sociais, propiciar o desenvolvimento do raciocínio, aumentar a capacidade de questionamentos e abranger o conteúdo cultural. Pedagogos e especialistas em educação e linguística afirmam que o jornal é uma alternativa à predominância da televisão, que aliena os jovens e cria uma “dificuldade” à recepção e ao questionamento daquilo a que estão expostos.

O costume da leitura de jornais em sala de aula enriquece a capacidade de entendimento dos alunos, principalmente ao acréscimo e ampliação do vocabulário e compreensão de textos, melhora a qualidade das intervenções verbais, alarga as informações do educando sobre o mundo e também sobre a comunidade onde vive. O jornal, como ferramenta pedagógica, traz uma visão aberta e atualizada, um espaço de divulgação de ideias, de comunicação de opinião e interesses e tem contorno multidisciplinar e interdisciplinar. O jornal espelha o jogo de interesses da sociedade e o estudante pode compreender em que sociedade está vivendo e convivendo. O jornal é um extraordinário material pedagógico porque traz para a sala de aula a sociedade e suas necessidades reais. O docente precisa também beneficiar a interação do educando com a realidade social cotidiana e originar o acompanhamento do assunto jornalístico.

O jornal reflete os valores, a ética, a cidadania, através dos mais variados temas e se torna assim um aparelho importante para o educando se colocar e se inserir na vida social, por meio dessa ferramenta de comunicação. O uso do jornal na escola atende a proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), pois as matérias tratadas servem de base para o desenvolvimento dos temas transversais, trabalhando-se, por exemplo, a questão da ética e da cidadania nos enfoques e tendências, que dão aos fatos e notícias. Ensina-se através do jornal, a leitura, a interpretação dos assuntos tratados sob um prisma reflexivo e crítico, propiciando aos alunos a oportunidade de se inserir no mundo através de uma janela de papel.IMG-20160727-WA0014IMG-20160727-WA0016

30 de julho de 2015 - projeto jornal na escola e abc do ce tv na escola irma dulce em maracanau.

30 de julho de 2015 – projeto jornal na escola e abc do ce tv na escola irma dulce em maracanau.

O USO DO JORNAL NA SALA DE AULA 0 comentários

.

Comente

 
 
 

Outras Noticias

BRASIL PASSA A FAZER PARTE DO COMITÊ DE JOVENS LEITORES DA ASSOCIAÇÃO MUDIAL DE JORNAIS

23 de março de 2017, postado em Notícias por Cleyton Queiroz

Programa Jornal e Educação da ANJ passa a fazer parte do Comitê de Jovens Leitores da Associação Mundial de Jornais, que trata, entre outros temas, da relação jornal e educação e de como atrair jovens leitores para os jornais. Pela primeira vez o Brasil, representado pelo Programa Jornal e Educação (PJE), passa a fazer parte […]

TRADIÇÃO E MUITA DANÇA MARCARAM AÇÃO DO GRUPO FOLCLÓRICO CHEIRO DA TERRA DE BATURITÉ

22 de fevereiro de 2017, postado em Notícias por Cleyton Queiroz

O Grupo Folclórico Cheiro da Terra de Baturité, apresentou para toda comunidade baturiteense o espetáculo de dança; Dançando o evangelho de São Lucas, folguedos do nascimento do menino Rei. O espetáculo é uma atração apoiada pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado – Secult. O grupo se apresentou em Baturité com um misto de […]

PAIXÃO SENSORIAL

22 de fevereiro de 2017, postado em Notícias por Cleyton Queiroz

INCLUSÃO SOCIAL Para o torcedor comum assistir a uma partida de futebol é um lazer cotidiano, com uma frequência praticamente semanal. Mas para crianças especiais, acompanhar uma partida de seu time do coração, comparecendo ao estádio pela primeira vez é uma experiência inesquecível. E quatro torcedores mirins do Fortaleza com deficiência visual, tiveram a oportunidade […]

PJSA inicia o ano a todo vapor

20 de janeiro de 2017, postado em Notícias por Cleyton Queiroz

O ano de 2017 iniciou a todo vapor para o Jornal na Sala de Aula. Após o período de férias de final de ano, as atividades do Programa voltaram à normalidade na quarta-feira, dia 04. Porém, neste período, a coordenação do Projeto esteve realizando alguns ajustes nos materiais pedagógicos que serão utilizados durante os treinamento […]

Mais Notícias