O USO DO JORNAL NA SALA DE AULA

13 de fevereiro de 2017, postado em Atividades Pedagogicas,Notícias por Cleyton Queiroz

O uso do jornal em sala de aula indica um novo contorno do pensar e agir por meio da leitura e manipulação do jornal na escola, com resultados admiravelmente positivos. Permite, principalmente para novos leitores, a chance de acesso ao recurso jornal, como um estímulo ao prazer de ler, vincula a realidade social e a natural concepção de alternativas para demonstração de atitudes cidadãs, por parte dos leitores, diante das informações por ele veiculadas. Consiste em promover, nas salas de aula, a leitura com mais prazer, com o manuseio de jornais do dia ou de dias anteriores.

A ideia de utilizar o jornal como um instrumento pedagógico e levá-lo para dentro da sala de aula transforma-o em uma ferramenta prática para a motivação do ensino. O estudo e a leitura do jornal dentro de um contexto pedagógico do conteúdo, em alguns casos, é muito mais bem sucedido do que o simples uso do livro didático. Esse instrumento pedagógico forma um conjunto de cidadãos mais informados e participantes.
A ferramenta pedagógica, que se utiliza com o uso do jornal em sala de aula, prioriza o desenvolvimento acadêmico pela informação e tem como objetivo originar uma leitura mais crítica, assim como, esclarecer ao aluno a realidade dos problemas sociais, propiciar o desenvolvimento do raciocínio, aumentar a capacidade de questionamentos e abranger o conteúdo cultural. Pedagogos e especialistas em educação e linguística afirmam que o jornal é uma alternativa à predominância da televisão, que aliena os jovens e cria uma “dificuldade” à recepção e ao questionamento daquilo a que estão expostos.

O costume da leitura de jornais em sala de aula enriquece a capacidade de entendimento dos alunos, principalmente ao acréscimo e ampliação do vocabulário e compreensão de textos, melhora a qualidade das intervenções verbais, alarga as informações do educando sobre o mundo e também sobre a comunidade onde vive. O jornal, como ferramenta pedagógica, traz uma visão aberta e atualizada, um espaço de divulgação de ideias, de comunicação de opinião e interesses e tem contorno multidisciplinar e interdisciplinar. O jornal espelha o jogo de interesses da sociedade e o estudante pode compreender em que sociedade está vivendo e convivendo. O jornal é um extraordinário material pedagógico porque traz para a sala de aula a sociedade e suas necessidades reais. O docente precisa também beneficiar a interação do educando com a realidade social cotidiana e originar o acompanhamento do assunto jornalístico.

O jornal reflete os valores, a ética, a cidadania, através dos mais variados temas e se torna assim um aparelho importante para o educando se colocar e se inserir na vida social, por meio dessa ferramenta de comunicação. O uso do jornal na escola atende a proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), pois as matérias tratadas servem de base para o desenvolvimento dos temas transversais, trabalhando-se, por exemplo, a questão da ética e da cidadania nos enfoques e tendências, que dão aos fatos e notícias. Ensina-se através do jornal, a leitura, a interpretação dos assuntos tratados sob um prisma reflexivo e crítico, propiciando aos alunos a oportunidade de se inserir no mundo através de uma janela de papel.IMG-20160727-WA0014IMG-20160727-WA0016

30 de julho de 2015 - projeto jornal na escola e abc do ce tv na escola irma dulce em maracanau.

30 de julho de 2015 – projeto jornal na escola e abc do ce tv na escola irma dulce em maracanau.

O USO DO JORNAL NA SALA DE AULA 0 comentários

.

Comente

 
 
 

Outras Noticias

Jornal na Sala de Aula atinge a marca de 200 treinamentos realizados em 2017

21 de novembro de 2017, postado em Notícias por Cleyton Queiroz

O Programa Jornal na Sala de Aula, atingiu nesta segunda-feira (20) a marca de 200 treinamentos realizados em 2017, mais de 350 foram o número de educadores e educadoras beneficiados. Ter uma equipe qualificada, bem preparada para enfrentar os desafios em sala de aula é fundamental para melhorar a relação de ensino-aprendizado. O treinamento do Jornal […]

Instituto de Educação Portal – IEP realizará no próximo dia 22 (quarta-feira) a Mostra de Trabalho Cultural

21 de novembro de 2017, postado em Notícias por Cleyton Queiroz

O Instituto de Educação Portal – IEP é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, sem fins lucrativos que tem como objetivo fomentar a inclusão econômica, social e cultural, através de um programa continuado de educação e formação profissional. Atendemos mais de dois mil jovens por ano, oferecendo cursos de formação profissional […]

7 Ferramentas digitais que ajudam na alfabetização

08 de novembro de 2017, postado em Atividades Pedagogicas,Notícias por Cleyton Queiroz

Opções que trazem interação, personalização do ensino, liberdade para o desenvolvimento de criações e produções Por: Débora Garofalo O período da alfabetização é marcado pela descoberta e por muita novidade aos pequenos. Nesse período, somar recursos digitais ajuda a tornar o ambiente lúdico, interativo, envolvente. Compartilho com você, algumas ferramentas interativas que utilizo com os […]

Primeiro dia do Enem tem 273 desclassificados e abstenção de 30,2%

07 de novembro de 2017, postado em Notícias por Cleyton Queiroz

Balanço foi apresentado pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, após o término do exame O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 teve 273 participantes eliminados, de acordo com informações divulgadas pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, em coletiva de imprensa neste domingo (5). Em 2016, foram registradas 3.942 eliminações […]

Mais Notícias