O USO DO JORNAL NA SALA DE AULA - Jornal na Sala de Aula


O USO DO JORNAL NA SALA DE AULA

13 de fevereiro de 2017, postado em Atividades Pedagogicas,Notícias por Cleyton Queiroz

O uso do jornal em sala de aula indica um novo contorno do pensar e agir por meio da leitura e manipulação do jornal na escola, com resultados admiravelmente positivos. Permite, principalmente para novos leitores, a chance de acesso ao recurso jornal, como um estímulo ao prazer de ler, vincula a realidade social e a natural concepção de alternativas para demonstração de atitudes cidadãs, por parte dos leitores, diante das informações por ele veiculadas. Consiste em promover, nas salas de aula, a leitura com mais prazer, com o manuseio de jornais do dia ou de dias anteriores.

A ideia de utilizar o jornal como um instrumento pedagógico e levá-lo para dentro da sala de aula transforma-o em uma ferramenta prática para a motivação do ensino. O estudo e a leitura do jornal dentro de um contexto pedagógico do conteúdo, em alguns casos, é muito mais bem sucedido do que o simples uso do livro didático. Esse instrumento pedagógico forma um conjunto de cidadãos mais informados e participantes.
A ferramenta pedagógica, que se utiliza com o uso do jornal em sala de aula, prioriza o desenvolvimento acadêmico pela informação e tem como objetivo originar uma leitura mais crítica, assim como, esclarecer ao aluno a realidade dos problemas sociais, propiciar o desenvolvimento do raciocínio, aumentar a capacidade de questionamentos e abranger o conteúdo cultural. Pedagogos e especialistas em educação e linguística afirmam que o jornal é uma alternativa à predominância da televisão, que aliena os jovens e cria uma “dificuldade” à recepção e ao questionamento daquilo a que estão expostos.

O costume da leitura de jornais em sala de aula enriquece a capacidade de entendimento dos alunos, principalmente ao acréscimo e ampliação do vocabulário e compreensão de textos, melhora a qualidade das intervenções verbais, alarga as informações do educando sobre o mundo e também sobre a comunidade onde vive. O jornal, como ferramenta pedagógica, traz uma visão aberta e atualizada, um espaço de divulgação de ideias, de comunicação de opinião e interesses e tem contorno multidisciplinar e interdisciplinar. O jornal espelha o jogo de interesses da sociedade e o estudante pode compreender em que sociedade está vivendo e convivendo. O jornal é um extraordinário material pedagógico porque traz para a sala de aula a sociedade e suas necessidades reais. O docente precisa também beneficiar a interação do educando com a realidade social cotidiana e originar o acompanhamento do assunto jornalístico.

O jornal reflete os valores, a ética, a cidadania, através dos mais variados temas e se torna assim um aparelho importante para o educando se colocar e se inserir na vida social, por meio dessa ferramenta de comunicação. O uso do jornal na escola atende a proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), pois as matérias tratadas servem de base para o desenvolvimento dos temas transversais, trabalhando-se, por exemplo, a questão da ética e da cidadania nos enfoques e tendências, que dão aos fatos e notícias. Ensina-se através do jornal, a leitura, a interpretação dos assuntos tratados sob um prisma reflexivo e crítico, propiciando aos alunos a oportunidade de se inserir no mundo através de uma janela de papel.IMG-20160727-WA0014IMG-20160727-WA0016

30 de julho de 2015 - projeto jornal na escola e abc do ce tv na escola irma dulce em maracanau.

30 de julho de 2015 – projeto jornal na escola e abc do ce tv na escola irma dulce em maracanau.

O USO DO JORNAL NA SALA DE AULA 0 comentários

.

Comente

 
 
 

Outras Noticias

PJSA é reconhecido pelo segundo ano seguido como um dos melhores Programas de Jornal e Educação do Brasil

08 de junho de 2018, postado em Notícias por Cleyton Queiroz

PJSA é reconhecido pelo segundo ano seguido como um dos melhores Programas de Jornal e Educação do Brasil Premiações e Reconhecimentos Pelo segundo ano consecutivo, o Programa Jornal na Sala de Aula é eleito um dos melhores programas de Jornal e Educação do Brasil. O Projeto que é uma iniciativa do Diário do Nordeste,  conquistou […]

Jornal na Sala de Aula atinge a marca de 200 treinamentos realizados em 2017

21 de novembro de 2017, postado em Notícias por Cleyton Queiroz

O Programa Jornal na Sala de Aula, atingiu nesta segunda-feira (20) a marca de 200 treinamentos realizados em 2017, mais de 350 foram o número de educadores e educadoras beneficiados. Ter uma equipe qualificada, bem preparada para enfrentar os desafios em sala de aula é fundamental para melhorar a relação de ensino-aprendizado. O treinamento do Jornal […]

Instituto de Educação Portal – IEP realizará no próximo dia 22 (quarta-feira) a Mostra de Trabalho Cultural

21 de novembro de 2017, postado em Notícias por Cleyton Queiroz

O Instituto de Educação Portal – IEP é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, sem fins lucrativos que tem como objetivo fomentar a inclusão econômica, social e cultural, através de um programa continuado de educação e formação profissional. Atendemos mais de dois mil jovens por ano, oferecendo cursos de formação profissional […]

7 Ferramentas digitais que ajudam na alfabetização

08 de novembro de 2017, postado em Atividades Pedagogicas,Notícias por Cleyton Queiroz

Opções que trazem interação, personalização do ensino, liberdade para o desenvolvimento de criações e produções Por: Débora Garofalo O período da alfabetização é marcado pela descoberta e por muita novidade aos pequenos. Nesse período, somar recursos digitais ajuda a tornar o ambiente lúdico, interativo, envolvente. Compartilho com você, algumas ferramentas interativas que utilizo com os […]

Mais Notícias