O USO DO JORNAL NA SALA DE AULA

13 de fevereiro de 2017, postado em Atividades Pedagogicas,Notícias por Cleyton Queiroz

O uso do jornal em sala de aula indica um novo contorno do pensar e agir por meio da leitura e manipulação do jornal na escola, com resultados admiravelmente positivos. Permite, principalmente para novos leitores, a chance de acesso ao recurso jornal, como um estímulo ao prazer de ler, vincula a realidade social e a natural concepção de alternativas para demonstração de atitudes cidadãs, por parte dos leitores, diante das informações por ele veiculadas. Consiste em promover, nas salas de aula, a leitura com mais prazer, com o manuseio de jornais do dia ou de dias anteriores.

A ideia de utilizar o jornal como um instrumento pedagógico e levá-lo para dentro da sala de aula transforma-o em uma ferramenta prática para a motivação do ensino. O estudo e a leitura do jornal dentro de um contexto pedagógico do conteúdo, em alguns casos, é muito mais bem sucedido do que o simples uso do livro didático. Esse instrumento pedagógico forma um conjunto de cidadãos mais informados e participantes.
A ferramenta pedagógica, que se utiliza com o uso do jornal em sala de aula, prioriza o desenvolvimento acadêmico pela informação e tem como objetivo originar uma leitura mais crítica, assim como, esclarecer ao aluno a realidade dos problemas sociais, propiciar o desenvolvimento do raciocínio, aumentar a capacidade de questionamentos e abranger o conteúdo cultural. Pedagogos e especialistas em educação e linguística afirmam que o jornal é uma alternativa à predominância da televisão, que aliena os jovens e cria uma “dificuldade” à recepção e ao questionamento daquilo a que estão expostos.

O costume da leitura de jornais em sala de aula enriquece a capacidade de entendimento dos alunos, principalmente ao acréscimo e ampliação do vocabulário e compreensão de textos, melhora a qualidade das intervenções verbais, alarga as informações do educando sobre o mundo e também sobre a comunidade onde vive. O jornal, como ferramenta pedagógica, traz uma visão aberta e atualizada, um espaço de divulgação de ideias, de comunicação de opinião e interesses e tem contorno multidisciplinar e interdisciplinar. O jornal espelha o jogo de interesses da sociedade e o estudante pode compreender em que sociedade está vivendo e convivendo. O jornal é um extraordinário material pedagógico porque traz para a sala de aula a sociedade e suas necessidades reais. O docente precisa também beneficiar a interação do educando com a realidade social cotidiana e originar o acompanhamento do assunto jornalístico.

O jornal reflete os valores, a ética, a cidadania, através dos mais variados temas e se torna assim um aparelho importante para o educando se colocar e se inserir na vida social, por meio dessa ferramenta de comunicação. O uso do jornal na escola atende a proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), pois as matérias tratadas servem de base para o desenvolvimento dos temas transversais, trabalhando-se, por exemplo, a questão da ética e da cidadania nos enfoques e tendências, que dão aos fatos e notícias. Ensina-se através do jornal, a leitura, a interpretação dos assuntos tratados sob um prisma reflexivo e crítico, propiciando aos alunos a oportunidade de se inserir no mundo através de uma janela de papel.IMG-20160727-WA0014IMG-20160727-WA0016

30 de julho de 2015 - projeto jornal na escola e abc do ce tv na escola irma dulce em maracanau.

30 de julho de 2015 – projeto jornal na escola e abc do ce tv na escola irma dulce em maracanau.

O USO DO JORNAL NA SALA DE AULA 0 comentários

.

Comente

 
 
 

Outras Noticias

PJSA leva alunos de Ocara ao cinema

03 de maio de 2017, postado em Notícias por Cleyton Queiroz

No fim da tarde do dia 25/04, 50 alunos das escolas municipais de Ocara, município da Zona Norte do Estado, distante cerca de 101 quilômetros de Fortaleza, assistiram ao filme ” A Bela e a Fera”, no Shopping Via Sul em Fortaleza. O evento faz parte do Projeto Jornal na Sala de Aula, do Diário […]

Jornal na Sala de Aula e Diário do Nordeste estarão presentes na Bett Educar 2017

03 de maio de 2017, postado em Notícias por Cleyton Queiroz

Bett Brasil 2017 Inovação – Novos Horizontes para a Educação A Bett Educar 2017, maior evento de educação, inovação e tecnologia realizado no Brasil, acontecerá de 10 a 13 de maio, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center (antigo Imigrantes Expo), na capital paulista. A Bett Brasil é um evento inspirado na Bett Show […]

Sala de Aula: Espaço de Ação e Reflexão – Será um dos temas abordados pelo SAS na Bett Educar 2017

03 de maio de 2017, postado em Notícias por Cleyton Queiroz

SAS participa da maior feira de educação da América Latina A feira Bett Brasil Educar 2017 contará com apresentação de ferramentas tecnológicas voltadas à educação, além de palestras e debates ministrados pelo SAS   De 10 a 13 de maio, o SAS – plataforma de educação que desenvolve soluções de ensino para mais de 620 […]

BRASIL PASSA A FAZER PARTE DO COMITÊ DE JOVENS LEITORES DA ASSOCIAÇÃO MUDIAL DE JORNAIS

23 de março de 2017, postado em Notícias por Cleyton Queiroz

Programa Jornal e Educação da ANJ passa a fazer parte do Comitê de Jovens Leitores da Associação Mundial de Jornais, que trata, entre outros temas, da relação jornal e educação e de como atrair jovens leitores para os jornais. Pela primeira vez o Brasil, representado pelo Programa Jornal e Educação (PJE), passa a fazer parte […]

Mais Notícias