Na volta as aulas o JSA dar dicas de Planos de Aula com o DN

27 de julho de 2016, postado em Atividades Pedagogicas,Notícias por Cleyton Queiroz

Trabalho com o Diário do Nordeste em sala de aula

Objetivos

O aluno será capaz de ler, analisar, compreender, interpretar e desenvolver o senso crítico. Para desenvolver essas habilidades e competências, ele deverá:

1) Saber identificar as informações básicas contidas em uma notícia;

2) Avaliar se o texto é claro;

3) Localizar, em um mapa, o lugar onde o fato, descrito no jornal, ocorreu, bem como o lugar onde a reportagem foi redigida;

4) Perceber que o jornal pode ser uma importante ferramenta de pesquisa, mas deve ser usado de forma crítica.

Estratégia

1) Distribuir o jornal com uma reportagem curta para cada aluno e ensiná-los a identificar os elementos do discurso jornalístico:

  • O quê?
  • Quem?
  • Como?
  • Onde?
  • Por quê?
  • Quando?

 

(Observe que, muitas vezes, uma ou mais perguntas não são respondidas no texto jornalístico).

2) Pedir um resumo da notícia.

3) Solicitar a pesquisa de um texto jornalístico (notícia internacional) pequeno e localizar no mapa o lugar onde ocorreu o fato relatado pelo jornalista e onde se localiza a matriz do jornal.

4) Pesquisar uma notícia de conteúdo geográfico nacional ou internacional já trabalhado com os alunos e avaliar a abordagem dada pelo jornal (Você daria essa notícia de uma forma diferente? O que faltou no texto? Você acha que houve exagero ou o jornalista foi brando demais?).

5) Verificar como uma mesma notícia (nacional) foi apresentada em diferentes meios de comunicação, pelo menos três fontes diferentes (A abordagem foi a mesma? Porque um jornal abordou de forma diferente o tema?).

6) Pesquisar (pesquisa individual ou em grupo), na sua cidade, um fato considerado polêmico ou sobre o qual o aluno tenha uma opinião deferente da visão do jornal.

Conclusão da atividade

1) Fazer um debate e chamar um representante da imprensa para participar;

2) Fazer um jornal, com a participação dos alunos, sobre fatos conhecidos da coletividade (falta de asfalto, violência urbana, uma festa que aconteceu ou irá acontecer, um lugar interessante para ser conhecido, etc.), se possível usar fotos e valorizar a observação do espaço.

Escolas ou municípios interessados em levar o Jornal na Sala de Aula, podem entrar em contato através do e-mail ou telefone;

E-mail: cleyton.queiroz@diariodonordeste.com.br

Telefones: (85) 97145414 ou 3266-9794

IMG-20160727-WA0013IMG-20160727-WA0014IMG-20160727-WA0015IMG-20160727-WA0016IMG-20160727-WA0017IMG-20160727-WA0018

Na volta as aulas o JSA dar dicas de Planos de Aula com o DN 0 comentários

.

Comente

 
 
 

Outras Noticias

Jornal na Sala de Aula atinge a marca de 200 treinamentos realizados em 2017

21 de novembro de 2017, postado em Notícias por Cleyton Queiroz

O Programa Jornal na Sala de Aula, atingiu nesta segunda-feira (20) a marca de 200 treinamentos realizados em 2017, mais de 350 foram o número de educadores e educadoras beneficiados. Ter uma equipe qualificada, bem preparada para enfrentar os desafios em sala de aula é fundamental para melhorar a relação de ensino-aprendizado. O treinamento do Jornal […]

Instituto de Educação Portal – IEP realizará no próximo dia 22 (quarta-feira) a Mostra de Trabalho Cultural

21 de novembro de 2017, postado em Notícias por Cleyton Queiroz

O Instituto de Educação Portal – IEP é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, sem fins lucrativos que tem como objetivo fomentar a inclusão econômica, social e cultural, através de um programa continuado de educação e formação profissional. Atendemos mais de dois mil jovens por ano, oferecendo cursos de formação profissional […]

7 Ferramentas digitais que ajudam na alfabetização

08 de novembro de 2017, postado em Atividades Pedagogicas,Notícias por Cleyton Queiroz

Opções que trazem interação, personalização do ensino, liberdade para o desenvolvimento de criações e produções Por: Débora Garofalo O período da alfabetização é marcado pela descoberta e por muita novidade aos pequenos. Nesse período, somar recursos digitais ajuda a tornar o ambiente lúdico, interativo, envolvente. Compartilho com você, algumas ferramentas interativas que utilizo com os […]

Primeiro dia do Enem tem 273 desclassificados e abstenção de 30,2%

07 de novembro de 2017, postado em Notícias por Cleyton Queiroz

Balanço foi apresentado pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, após o término do exame O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 teve 273 participantes eliminados, de acordo com informações divulgadas pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, em coletiva de imprensa neste domingo (5). Em 2016, foram registradas 3.942 eliminações […]

Mais Notícias