O projeto social Jornal na Sala de Aula, do Diário do Nordeste, levou cerca de 200 crianças de nove escolas públicas para assistir a uma sessão do circo francês Le Cirque, no shopping Iguatemi.
A ação faz parte da iniciativa cultural do projeto, que existe há 20 anos, e selecionou escolas de três municípios cearenses: Baturité, Ocara e Maracanaú. Sem fins lucrativos, o Jornal na Sala de Aula tem como objetivo levar o Diário do Nordeste às escolas, fazendo com que o jornal se transforme em instrumento pedagógico dos professores.
Em contrapartida, algumas escolas são selecionadas em esquema de rodízio para participar desses eventos culturais, de forma gratuita, voltados para crianças. E os passeios também servem como exercício pedagógico para os alunos, que aprendem em quanto aproveitam o espetáculo.
“É uma oportunidade que as crianças têm de fazer o passeio até aqui. Elas já vinham admirando os prédios. A gente vem de uma comunidade muito carente, perto de um lixão, então essas crianças nem sempre tem uma opção de lazer. Essa é uma oportunidade de lazer e de aprendizado.” Disse Edirene Mourão, de 43 anos, direto da escola Irmã Dulce, uma das instituições beneficiadas.
Ensino
Para aproveitar ao máximo as experiências com os alunos, a escola Irmã Dulce preparou uma atividade em que as crianças terão de escrever um texto contando a história de como foi a visita ao circo. Segundo Edirene, essa é uma forma de fomentar o desenvolvimento cognitivo dos alunos.
“Eles farão um exercício de escrita, contando como foi a experiência. Vai ser um aprendizado e um engrandecimento cognitivo. E esse projeto é ótimo porque trabalha com o sonho dessas crianças, mas, claro, elas primeiro têm de conquistá-lo, estudando e conseguindo boas notas”, disse Edirene.
O Jornal na Sala de Aula, como explica Cleyton Queiroz, coordenador do projeto, segue aberto a novos parceiros que queiram participar, como empresas que possam apadrinhar uma escola e colaborar com os gastos de financiamentos de algumas atividades sociais organizadas pelo programa.
“Nossa intenção é de fazer com que o Diário do Nordeste faça parte das escolas como instrumento pedagógico de formação e ensino. Sempre estamos procurando novos parceiros, até porque esse projeto não tem foco no lucro. Nossa intenção é ajudar a sociedade e essas crianças”, afirmou Cleyton Queiroz.
Mais informações:
Telefone: (85) 3266-9794/9.9714-5414
E-mail: cleyton.queiroz@diariodonordeste.com.br