Atividades em Ocara

02 de maio de 2012, postado em Atividades Pedagogicas por Daniel

Atividades em Ocara 6 comentários

  1. Jucilene Bezerra disse:

    a primeira aula do curso foi muito legal, estou gostando muito, mais ainda triste pois o jornal ainda não chegou na minha escola, por essa razão ainda não enviei minha experiência em sala, mais estou anciosa para realiza-la.

  2. ANA CÉLIA LOPES CAVALVANTE disse:

    Minha função no município é acompanhar o trabalho desenvolvido nas escolas que utilizam o jornal como ferramenta educativa. O jornal para mim nunca deixou de ser um recurso importante e rico em possibilidades e informações, por isso, utilizo emminhas formações com os adoslescentes e jovens, e com o professores.

  3. Degislene Rocha disse:

    Como estávamos estudando historia do Ceará e o assunto abordado no livro é bastante resumido, resolvi fazer uma atividade de pesquisa usando o jornal, que é uma ferramenta muito útil em sala de aula.
    Formamos grupos e os instrui a fazerem pesquisas no jornal sobre coisas do Ceará que eles não conheciam e que consideravam importantes. Após a pesquisa a seleção das informações os alunos apresentaram para os outros o que encontraram. Montávamos um mural na sala de aula, intitulado: coisas do Ceará.
    Devido o envolvimento da turma com a atividade percebi que o trabalho foi bastante proveitoso, pois os conhecimentos adquiridos através da pesquisa fizeram com que os alunos se conscientizassem do seu papel na sociedade na busca por um mundo melhor.

  4. Flavia Gadelha disse:

    As professoras da Escola Raimundo Facó, já realizamos várias atividades utilizando o jornal: trabalhos de equipes com os generos textuais, construção de mural,etc. Logo logo postarei as fotos dos trabalhos.

  5. Wagna Régis Castro Alves disse:

    Sou professora do Colégio Municipal Luís Cândido de Oliveira e neste ano de 2012 estou trabalhando com turmas do 2º ano. Como o segundo ano é acompanhado (apoiado) pelo programa de alfabetização na idade certa-PAIC, cujo conteúdo a ser trabalhado já segue toda uma estrutura, optei por introduzir a proposta do projeto jornal dentro da dinâmica do paic. Como o meu plano mensal contemplava o gênero textual poema, cujo o texto em estudo era Sobrenome, de José Paulo Paes, utilizei como metodologia a pesquisa de sobrenomes nas páginas do Jornal Diário do Nordeste. Logo após, os alunos fizeram recorte e colagem dos sobrenomes e os colocaram em ordem alfabética. Isso me deu suporte para um trabalho contínuo no que diz respeito a análise linguística e consciência fonológica obedecendo a seguência didática do conteúdo abordado em sala de aula e colaborando para o desenvolvimento da competência leitora e escritora dos meus alunos. Com isso, pude comprovar pelo envolvimento dos alunos durante a atividade proposta que é possível trabalhar o projeto jornal paralelo a proposta de trabalho já existente na escola.

  6. Algerlane Martins disse:

    Estávamos estudando sobre palavras sinônimas e antônimas, então propus aos educandos que selecionassem algumas palavras sinônimas e antônimas dos anúncios dos jornais para trabalharmos mais palavras, aumentando assim o vocabulário. Esse trabalho foi realizado com alunos do 9º ano, mas eles ainda não conseguiam identificar os gêneros textuais. Resolvi montar um mural dos gêneros textuais jornalísticos, juntamente com os mesmo. A turma se engajou nos trabalhos e através dos gêneros expostos já conseguem identificar alguns tipos de gêneros. Outra dificuldade que percebi foi o manuseio com o material. Os alunos não conheciam as partes do jornal. Sendo assim, preparei uma aula expositiva com as partes dos cadernos, explorando cada um, realizando uma analise simples do mesmo. Por ultimo, trabalhamos o gênero HQ e propus aos alunos que selecionassem as machetes dos jornais e pedi que eles dessem suas opiniões através de construções de HQ´s. Saíram belíssimas historias criticas. Percebi que nossos alunos já possuem o domínio da opinião critica, mas precisam de estímulos. O trabalho com o jornal na sala de aula fez com eu, como professora percebesse algumas necessidades e vários talentos. Depois postarei as fotos.

 
.

Comente

 
 
 

Outras Noticias

PJSA é reconhecido pelo segundo ano seguido como um dos melhores Programas de Jornal e Educação do Brasil

08 de junho de 2018, postado em Notícias por Cleyton Queiroz

PJSA é reconhecido pelo segundo ano seguido como um dos melhores Programas de Jornal e Educação do Brasil Premiações e Reconhecimentos Pelo segundo ano consecutivo, o Programa Jornal na Sala de Aula é eleito um dos melhores programas de Jornal e Educação do Brasil. O Projeto que é uma iniciativa do Diário do Nordeste,  conquistou […]

Jornal na Sala de Aula atinge a marca de 200 treinamentos realizados em 2017

21 de novembro de 2017, postado em Notícias por Cleyton Queiroz

O Programa Jornal na Sala de Aula, atingiu nesta segunda-feira (20) a marca de 200 treinamentos realizados em 2017, mais de 350 foram o número de educadores e educadoras beneficiados. Ter uma equipe qualificada, bem preparada para enfrentar os desafios em sala de aula é fundamental para melhorar a relação de ensino-aprendizado. O treinamento do Jornal […]

Instituto de Educação Portal – IEP realizará no próximo dia 22 (quarta-feira) a Mostra de Trabalho Cultural

21 de novembro de 2017, postado em Notícias por Cleyton Queiroz

O Instituto de Educação Portal – IEP é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, sem fins lucrativos que tem como objetivo fomentar a inclusão econômica, social e cultural, através de um programa continuado de educação e formação profissional. Atendemos mais de dois mil jovens por ano, oferecendo cursos de formação profissional […]

7 Ferramentas digitais que ajudam na alfabetização

08 de novembro de 2017, postado em Atividades Pedagogicas,Notícias por Cleyton Queiroz

Opções que trazem interação, personalização do ensino, liberdade para o desenvolvimento de criações e produções Por: Débora Garofalo O período da alfabetização é marcado pela descoberta e por muita novidade aos pequenos. Nesse período, somar recursos digitais ajuda a tornar o ambiente lúdico, interativo, envolvente. Compartilho com você, algumas ferramentas interativas que utilizo com os […]

Mais Notícias