A IMPORTÂNCIA DO JORNAL NA ESCOLA

15 de abril de 2016, postado em Atividades Pedagogicas,Notícias por Cleyton Queiroz

Na prática do ensino os professores buscam inúmeras formas e técnicas de trabalhar um determinado conteúdo, com a finalidade de facilitar o conhecimento para o aluno, propiciando um conhecimento ideal para a formação intelectual e cognitiva do mesmo.

Geralmente, durante o trabalho desenvolvido em sala de aula, o professor utiliza revistas, gibis, panfletos, jornais, entre outros. Todo material apresenta um benefício. Mas nesse momento em especial, é interessante que os educadores reflitam a seguinte questão: Por que utilizar o jornal na escola? Quando usar?

De acordo com alguns estudiosos, o uso do jornal deve ser inserido primeiramente no currículo escolar e no plano político pedagógico da escola. Tal referência não quer dizer especificamente do plano de ação da escola e sim do planejamento. Uma espécie de rastreamento do que o professor pensa e do que ele quer construir.

A importância do uso periódico do jornal é no sentido da necessidade do professor em reconhecer os reais atributos que esse material oferece.

O jornal é um material considerado rico, desde que utilizado com sabedoria e principalmente planejamento. O jornal oferece uma visão ampla e atualizada que proporcionam o trabalho em conjunto dos recursos que a comunicação oferece, juntamente com tabelas, gráficos, assuntos que exploram a interdisciplinaridade e a multidisciplinaridade.

Enquanto educador, o ideal é favorecer a interação do aluno com a realidade social, sendo o jornal considerado uma das fontes para atingir tal objetivo. O jornal coloca o aluno na vivência e reflexão da atualidade, tornando um ser ativo e conseqüentemente participativo da realidade social.

O professor é responsável pela formação da cidadania e deve sempre buscar a melhor forma de repassar determinados conceitos aos seus alunos. Existem inúmeros materiais que podem ser usados com essa finalidade e o jornal é considerado como um deles, pois é extremamente positivo ao ser utilizado pelos educadores, porém de forma sábia, planejada e com objetivos a alcançar.

DSCN0765DSCN0137DSCN0127

A IMPORTÂNCIA DO JORNAL NA ESCOLA 0 comentários

.

Comente

 
 
 

Outras Noticias

FORMAÇÃO INFANTIL HUMANÍSTICA

03 de julho de 2017, postado em Notícias por Cleyton Queiroz

São Gonçalo é a primeira cidade do Estado a colocar em prática, na rede municipal de ensino, a formação complementar oferecida pelo projeto “Valores Humanos na Educação Infantil”. As crianças tem a oportunidade de participar de atividades que reforçam a amorosidade e a formação humanística. O projeto é uma iniciativa do Instituto Myra Eliane. leia […]

Ceará reduz a quase zero o número de crianças analfabetas

23 de junho de 2017, postado em Notícias por Cleyton Queiroz

Em prazo de dez anos, o Ceará reduziu de 32% para 0,7% o percentual de crianças matriculadas no 2º ano do Ensino Fundamental que não sabem ler, escrever e entender o que leem, ou seja, não alfabetizadas. Este foi um dos indicadores divulgados, na cerimônia de 10 anos do Programa de Alfabetização na Idade Certa […]

BETT EDUCAR CRESCE E SE CONSOLIDA COMO REFERÊNCIA EM CONTEÚDO INOVADOR E DE SOLUÇÕES PARA ESCOLAS E UNIVERSIDADES

31 de maio de 2017, postado em Notícias por Cleyton Queiroz

BETT EDUCAR CRESCE E SE CONSOLIDA COMO REFERÊNCIA EM CONTEÚDO INOVADOR E DE SOLUÇÕES PARA ESCOLAS E UNIVERSIDADES Avaliação positiva de participantes e expositores abre novas perspectivas e desafios para 2018 São Paulo, 29 de maio de 2017 – A Bett Educar 2017, principal evento para o segmento educacional brasileiro e latino-americano, encerrada no dia […]

Mostra de Talentos celebra as ações do Programa Jornal na Sala de Aula

25 de maio de 2017, postado em Notícias por Cleyton Queiroz

Mostra de Talentos celebra as ações do Programa Jornal na Sala de Aula  Professores dos ensinos Fundamental I e II compartilharam as experiências com o jornal  “A Mostra de Talentos é um incentivo aos professores do município de Aracoiaba, que utilizam o DN em suas aulas e acreditam que o jornal abre os olhos dos […]

Mais Notícias