A IMPORTÂNCIA DO JORNAL NA ESCOLA

15 de abril de 2016, postado em Atividades Pedagogicas,Notícias por Cleyton Queiroz

Na prática do ensino os professores buscam inúmeras formas e técnicas de trabalhar um determinado conteúdo, com a finalidade de facilitar o conhecimento para o aluno, propiciando um conhecimento ideal para a formação intelectual e cognitiva do mesmo.

Geralmente, durante o trabalho desenvolvido em sala de aula, o professor utiliza revistas, gibis, panfletos, jornais, entre outros. Todo material apresenta um benefício. Mas nesse momento em especial, é interessante que os educadores reflitam a seguinte questão: Por que utilizar o jornal na escola? Quando usar?

De acordo com alguns estudiosos, o uso do jornal deve ser inserido primeiramente no currículo escolar e no plano político pedagógico da escola. Tal referência não quer dizer especificamente do plano de ação da escola e sim do planejamento. Uma espécie de rastreamento do que o professor pensa e do que ele quer construir.

A importância do uso periódico do jornal é no sentido da necessidade do professor em reconhecer os reais atributos que esse material oferece.

O jornal é um material considerado rico, desde que utilizado com sabedoria e principalmente planejamento. O jornal oferece uma visão ampla e atualizada que proporcionam o trabalho em conjunto dos recursos que a comunicação oferece, juntamente com tabelas, gráficos, assuntos que exploram a interdisciplinaridade e a multidisciplinaridade.

Enquanto educador, o ideal é favorecer a interação do aluno com a realidade social, sendo o jornal considerado uma das fontes para atingir tal objetivo. O jornal coloca o aluno na vivência e reflexão da atualidade, tornando um ser ativo e conseqüentemente participativo da realidade social.

O professor é responsável pela formação da cidadania e deve sempre buscar a melhor forma de repassar determinados conceitos aos seus alunos. Existem inúmeros materiais que podem ser usados com essa finalidade e o jornal é considerado como um deles, pois é extremamente positivo ao ser utilizado pelos educadores, porém de forma sábia, planejada e com objetivos a alcançar.

DSCN0765DSCN0137DSCN0127

A IMPORTÂNCIA DO JORNAL NA ESCOLA 0 comentários

.

Comente

 
 
 

Outras Noticias

Jornal na Sala de Aula atinge a marca de 200 treinamentos realizados em 2017

21 de novembro de 2017, postado em Notícias por Cleyton Queiroz

O Programa Jornal na Sala de Aula, atingiu nesta segunda-feira (20) a marca de 200 treinamentos realizados em 2017, mais de 350 foram o número de educadores e educadoras beneficiados. Ter uma equipe qualificada, bem preparada para enfrentar os desafios em sala de aula é fundamental para melhorar a relação de ensino-aprendizado. O treinamento do Jornal […]

Instituto de Educação Portal – IEP realizará no próximo dia 22 (quarta-feira) a Mostra de Trabalho Cultural

21 de novembro de 2017, postado em Notícias por Cleyton Queiroz

O Instituto de Educação Portal – IEP é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, sem fins lucrativos que tem como objetivo fomentar a inclusão econômica, social e cultural, através de um programa continuado de educação e formação profissional. Atendemos mais de dois mil jovens por ano, oferecendo cursos de formação profissional […]

7 Ferramentas digitais que ajudam na alfabetização

08 de novembro de 2017, postado em Atividades Pedagogicas,Notícias por Cleyton Queiroz

Opções que trazem interação, personalização do ensino, liberdade para o desenvolvimento de criações e produções Por: Débora Garofalo O período da alfabetização é marcado pela descoberta e por muita novidade aos pequenos. Nesse período, somar recursos digitais ajuda a tornar o ambiente lúdico, interativo, envolvente. Compartilho com você, algumas ferramentas interativas que utilizo com os […]

Primeiro dia do Enem tem 273 desclassificados e abstenção de 30,2%

07 de novembro de 2017, postado em Notícias por Cleyton Queiroz

Balanço foi apresentado pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, após o término do exame O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 teve 273 participantes eliminados, de acordo com informações divulgadas pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, em coletiva de imprensa neste domingo (5). Em 2016, foram registradas 3.942 eliminações […]

Mais Notícias