7 Ferramentas digitais que ajudam na alfabetização

08 de novembro de 2017, postado em Atividades Pedagogicas,Notícias por Cleyton Queiroz

Opções que trazem interação, personalização do ensino, liberdade para o desenvolvimento de criações e produções

Por: Débora Garofalo

O período da alfabetização é marcado pela descoberta e por muita novidade aos pequenos. Nesse período, somar recursos digitais ajuda a tornar o ambiente lúdico, interativo, envolvente.

Compartilho com você, algumas ferramentas interativas que utilizo com os meus alunos e que colaboram com o processo de aprendizagem. Elas trazem interação, personalização do ensino, liberdade para o desenvolvimento de criações e produções, permitindo aos alunos se sentirem motivados e engajados a ler e a escrever. Essas tecnologias são ainda uma ótima opção para utilizar em casa, tornando-se uma extensão da sala de aula e permitindo uma aproximação dos pais à escola e da aprendizagem das crianças.

Aula animada

Foi desenvolvida pelo Instituto Paramitas e reúne uma série de jogos online relacionados à alfabetização. Também é possível baixar aplicativo pelo celular, garantindo uma extensão da sala de aula.  A plataforma oferece propostas de plano de aula e propostas pedagógicas para se inspirar.

Ludo primeiros passos

O portal Ludo Educativo é uma parceria entre o CDFM, apoiada pela Fapesp, e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do CNPq, com participação da Unesp, Ufscar, USP e Ipen. A ferramenta é bem colorida e atrai a atenção dos pequenos. Os jogos apresentam recursos interativos que auxiliam e exploram diferentes níveis de alfabetização ao associar sons a imagens, aumentando a complexidade na medida em que as crianças acertam, através de sílabas, palavras e ou frases.

Escola games

Traz uma série de jogos educativos que associam o lúdico. Os que mais se destacam são o Forme Palavras, que simula um cenário de uma fábrica e permite ao usuário acumular pontos e mudar de fase, e Voo Mágico e Alfabeto das Bolhas, que possuem interação de histórias.

Tux Paint

É um programa de código aberto criado especificamente para crianças. O nome Tux vem do famoso e divertido pinguim do Linux, que encoraja as crianças a se divertirem se aventurando pelo programa, com ele as crianças podem criar livremente e criar histórias, de uma forma muito lúdica.

HagáQuê

Desenvolvido pelo Instituto de Computação da Unicamp, é um software educativo de apoio a alfabetização e ao domínio da linguagem escrita, que auxilia as crianças a criarem histórias em quadrinhos, com recursos suficientes para não limitar a imaginação, sendo possível realizar o download do programa e compartilhar as histórias na internet.

Livros Digitais

Desenvolvido pelo Instituto Paramitas, onde os alunos podem avançar na alfabetização criando e compartilhando suas próprias histórias. Este programa permite escolher quatro layouts, adicionando fotos, ilustrações e textos, despertando as crianças para o desenvolvimento da leitura e da escrita ao interagirem com a ferramenta.

Cord Org

E que tal introduzir as crianças nos primeiros passos de programação de uma forma lúdica e interativa? A proposta do software é mostrar que todos podem programar, inclusive as crianças em processo de alfabetização e por isso traz níveis que desenvolvem habilidades e trabalham com resoluções de problemas, fundamentais a esse nível de aprendizagem. Ao final das etapas os estudantes criam seu próprio jogo e ou história personalizada onde é possível compartilhar com outras pessoas.

É importante investir no planejamento e no contexto que os ambientes digitais serão utilizados, considerando a hipótese e a escrita dos estudantes, a fim de superar as dificuldades individuais dos alunos e da turma.

O ambiente digital contribui para o processo de alfabetização, além de oferecer ótimas práticas educativas para que isso ocorra. O lúdico é muito importante para o desenvolvimento integral dos nossos pequenos.

E você, querido (a) professor (a), tem dica de alguma ferramenta interativa? Conte aqui nos comentários! Compartilhe conosco as suas experiências.

Um grande abraço e até a próxima!

(Conteúdo extraído do site Nova Escola; https://novaescola.org.br/conteudo/7075/7-ferramentas-digitais-que-ajudam-na-alfabetizacao)

 

 

7 Ferramentas digitais que ajudam na alfabetização 0 comentários

.

Comente

 
 
 

Outras Noticias

Primeiro dia do Enem tem 273 desclassificados e abstenção de 30,2%

07 de novembro de 2017, postado em Notícias por Cleyton Queiroz

Balanço foi apresentado pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, após o término do exame O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 teve 273 participantes eliminados, de acordo com informações divulgadas pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, em coletiva de imprensa neste domingo (5). Em 2016, foram registradas 3.942 eliminações […]

Jornal na Sala de Aula participa do VIII Encontro Nordestino de Educação e Cidadania

28 de setembro de 2017, postado em Notícias por Cleyton Queiroz

O Programa Jornal na Sala de Aula fez uma apresentação no VIII Encontro Nordestino de Educação e Cidadania, encontro realizado pelo Instituto Nordeste Cidadania. Este ano, o encontro teve como tema central “O Ser coletivo e os valores humanos”. O evento aconteceu nos dias 23 e 24 de agosto, no Centro Administrativo do Banco do Nordeste […]

FORMAÇÃO INFANTIL HUMANÍSTICA

03 de julho de 2017, postado em Notícias por Cleyton Queiroz

São Gonçalo é a primeira cidade do Estado a colocar em prática, na rede municipal de ensino, a formação complementar oferecida pelo projeto “Valores Humanos na Educação Infantil”. As crianças tem a oportunidade de participar de atividades que reforçam a amorosidade e a formação humanística. O projeto é uma iniciativa do Instituto Myra Eliane. leia […]

Ceará reduz a quase zero o número de crianças analfabetas

23 de junho de 2017, postado em Notícias por Cleyton Queiroz

Em prazo de dez anos, o Ceará reduziu de 32% para 0,7% o percentual de crianças matriculadas no 2º ano do Ensino Fundamental que não sabem ler, escrever e entender o que leem, ou seja, não alfabetizadas. Este foi um dos indicadores divulgados, na cerimônia de 10 anos do Programa de Alfabetização na Idade Certa […]

Mais Notícias